Arquivo do blog

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Efeito Estufa: o futuro é agora

Chegamos ao século 21 cercados por prédios, alta tecnologia e conforto.  Tudo isso graças à evolução nos processos de industrialização que fez com que as empresas produzissem mais, ao mesmo tempo em que criava os hábitos consumistas no cotidiano das pessoas que é um dos principais fatores causadores do efeito estufa, que gera o aquecimento da Terra, como quando nos cobrimos com um cobertor por exemplo.
O aquecimento global e as mudanças climáticas chegaram com uma velocidade maior que esperada pelos cientistas e estudiosos, até 2100 a terra pode esquentar 3 graus causando o derretimento das geleiras e a elevação do nível do mar. Essa elevação do nível do mar pode deixar Tuvalu, um país localizado no Oceano Pacífico, com risco de ser o primeiro país a desaparecer como resultado desse aquecimento. Foi comprovado cientificamente que o homem é o principal responsável pelo efeito estufa isso devido aos seus atos consumistas e pela poluição causada pelas fábricas e empresas, isso fez com que muitos países assinassem o Protocolo de Kyoto, um documento que visa diminuir através de leis a emissão de CO2 um dos gases que causa o efeito estufa, além disso, o IPCC – Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas que é o documento mais reconhecido sobre o estudo do aquecimento global no mundo, desenvolvido por 2.5 mil cientistas de 130 países, tenta mudar e conscientizar as pessoas deste fenômeno que pode causar consequências inimagináveis.
O homem está inserido em uma cultura consumista que acaba aumentando cada vez mais o volume de “lixo” existente no planeta, no Brasil estima-se que cada pessoa produza 378 kilos de lixo por ano.  Os dejetos liberam substâncias químicas prejudiciais para o solo, água e ar quando queimados, elas representam quase 4% dos gases do Efeito Estufa. Quanto mais rico um país mais detrito ele gera, como os Estados Unidos e a China.
É preciso entender que para a vida continuar existindo no planeta Terra, velhos hábitos da sociedade devem ser mudados.  Empresas devem buscar tecnologias mais limpas e reaproveitáveis, governos criando leis e meios de fiscalizar as empresas, escolas conscientizando principalmente os jovens por meio de palestras e a população em geral, reduzindo o desperdício e consumo exagerado para o consumo consciente , entre outras ações.  Somando tudo isso, com certeza teremos um futuro melhor para as próximas gerações.








Nenhum comentário:

Postar um comentário